domingo, 6 de setembro de 2009

Taijiquan no Parcão,Porto Alegre: YIN X YANG

Literalmente YIN em chines significa "sombra/escuro", e YANG significa "brilho/luz".

Quando temos uma escuridão da noite para contrapor o brilho do dia, criamos um dualismo de dia/noite. (um não existe sem o outro)

Quando se tem a morte na natureza, logo conceituamos o oposto como a vida. (uma não existe sem a outra)

Inclusive em visões abstratas: se conceituamos o "belo", logo estabelecemos a idéia do "feio". (um naturalmente existe para contrapor sobre outro)

Se criamos a ideia do "cheio"; em seguida o "vazio" complementa o dualismo. (um conceito leva ao outro)

O Taoismo genericamente intitula isso como o conceito do YIN x YANG.

Não havendo um, não haveria o outro. (um não existe sem a outro)

(por exemplo: No paraíso, haveria uma total ausencia de conceitos; pois não haveriamos rico x pobres; belos x feios; mortais x imortais; bondades x crueldades e etc...) Não haveria Yin Yang, e seria o estado do UNO.

É esta a visão que o Taoismo quer enxergar o mundo, ainda em vida. Para isso: meditam. Buscam o estado do UNO. Um estado sem conceitos. Um estado "divino".
(se não encontraram a imortalidade, no mínimo alcançaram mais a longevidade com atitudes e comportamentos naturais na vida. O Taoismo prega em seguir as leis naturais da vida, e uma vida natural. Por exemplo: É natural dormir a noite e não durante o dia. Outro exemplo: beber água e sucos é natural, mas alcool é criação humana e etc...).

No Taijiquan, o Yin significa a humildade, com o corpo receptivo ; isto é: mais vazio - mas "sempre" com a postura bem correta/relaxada e pés/pernas enraizadas no solo/universo.

E Yang significa mais confiança; com o corpo mais confiante ; isto é: mais cheio - postura corretíssima e relaxada , e pés enraizados no solo/universo, de onde a força nascerá, e do relaxamento total - ganhará a velocidade e a energia -, movimentando para impactar o adversário; e no instante do impacto contra o corpo do adversário, realiza-se o "fajin"; isto é: a junção de todas as juntas/conexões do corpo numa fracção de segundo, e transmitir toda a força do universo dos pés para uma parte do corpo, como, na palma de uma mão, por exemplo. E o corpo inteiro como um monobloco de rocha. Mais a emissão do "qi". Do "qi" se potencializa a força. É a junção da força física, mental e espiritual.

Logo, os movimentos levam a um jogo do corpo entre "cheio" e "vazio" no Taijiquan.

Quando recebe um "impacto"; com a humildade, se deixa o corpo "vazio". Quando eu impacto o adversário; o faço com confiança, me procuro estar "cheio". Com os pés firmemente enraizados no solo. Sou um objeto monobloco, inteiro, impactando o adversário. Com a expiração e a emissão do "qi". A minha força será gigantesca.

No movimento yin se costuma inspirar; e no yang se costuma expirar.
O braço direito, o yang é no sentido horário, e o yin, anti-horário. O esquerdo seria o contrário.

Isso leva a existencia do YIN x YANG no Taijiquan.
Segundo muitos grandes mestres: Taijiquan não é senão Yin/Yang.
(tem-se ainda a espiralidade, mas isso já seria mais uma historia)

Um comentário:

  1. Anônimo22/9/09

    Espiralidade, gostaria de ouvir esta outra historia !!! Abraços a todos colegas de Taijiquan no Parcão, Edilaine.

    ResponderExcluir