quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Tai chi para a Saúde

Revista TAI CHI CHUAN

Número 19 - Outono 2006

Newsletter da Associação Internacional

de Tai Chi Chuan Estilo Yang

Um antigo Mestre de Tai Chi uma vez escreveu que o propósito último de se aprender Tai Chi era viver para sempre na estação da primavera de sua vida. Tai Chi não é apenas para se adquirir longevidade, mas também para se manter a vitalidade, mesmo numa idade avançada.



Bem vindo ao programa de Tai Chi para a saúde. Tai Chi é uma das maiores heranças culturais da China. A muito tempo aceito na China como um exercício ideal para vida longa e bem estar, as pessoas hoje praticam Tai Chi como uma arte, uma forma de medicina preventiva, um programa de manutenção da saúde, assim como, um programa de fitness e terapia difundida no mundo todo.

Começando como uma antiga arte marcial, o Tai Chi se desenvolveu através das eras como um sofisticado sistema de exercícios e desenvolvimento pessoal. Consiste numa série de movimentos vagarosos e contínuos designados a relaxar e desenvolver o corpo todo. O objetivo da seqüência cuidadosamente estruturada de movimentos é desenvolver a força interna do corpo, a resistência e a flexibilidade. Tai Chi é uma parte ideal de um programa integral de saúde reduzindo o estresse e suavemente construindo força, resistência, flexibilidade, equilíbrio e coordenação.

Estudos têm mostrado que o Tai Chi é um programa efetivo para a manutenção da saúde e como um tratamento para uma variedade de condições médicas que incluem:

- artrite e osteoartrite

- diabetes

- hipertensão

- fibromialgia

- ansiedade e depressão

- redução do estresse

- osteoporose

- dores nas costas

- má postura e falta de equilíbrio

- manutenção do peso

- recuperação pós-cirúrgica

Tai Chi é verdadeiramente um sistema que promove o bem estar que vai muito além de um simples exercício. Apesar de não ser uma "cura" para muitas das condições as quais este programa se dirige, a prática do Tai Chi tem um impacto positivo na saúde das pessoas que tem que encarar estas condições. Nesta prática tranqüila e consciente, na medida em que você relaxa, concentra-se na respiração, no seu equilíbrio e na sua postura, pode transformar-se em seu "porto seguro" para quem tem um estilo de vida apressado e agitado.

Uma vez aprendido o Tai Chi é um tesouro que vai durar a vida toda.

Extraído da Revista de Tai Chi Chuan - nº 19
Por Carl D. Meeks and Willian W. Wojasinski
Centro Yang Chengfu de Tai Chi Chuan - Kentucky - EUA

- "A prática do Tai Chi Chuan é a razão de sua longevidade ?"

- "Não diretamente. Tai Chi ajuda a cultivar um espírito relaxado. O espírito relaxado é o segredo da longevidade."

Entrevista com o Mestre Wu Tu Nan aos 105 anos de idade