Comentados pelo Mestre Yang Zhenduo.
Na primeira parte da forma estão contidos os 10 princípios que devem ser observados muito atentamente, desde a primeira saída de movimentos.
1. Energia leve e sensível no topo da cabeça. Fique ereto e mantenha a cabeça e o pescoço naturalmente eretos com a mente concentrada no topo da cabeça. Não tencionar demais pois isto não permite que o sangue e a energia vital circulem suavemente.
2. Afundar o peito e arredondar as costas. Mantenha o peito ligeiramente para dentro o que o capacita a afundar ou submergir a respiração no Tan Tien (baixo ventre). Não deixe o peito para fora (protuberante) pois isto vai fazer com que a respiração torne-se difícil e de alguma forma o topo vai ficar pesado. Uma grande força pode surgir desde a espinha apenas quando você mantém a energia vital no baixo ventre.
3. Relaxar a cintura No corpo humano, a cintura é a parte dominante. Quando relaxamos a cintura, os dois pés terão força o suficiente para formar uma base sólida. Todos os movimentos dependem da ação da cintura como se diz nos clássicos: “A força vital vem desde a cintura”. Os movimentos desajeitados no Tai Chi Chuan surgem de ações erradas da cintura.
4. Discernir cheio e vazio É de importância primeira no Tai Chi Chuan distinguirmos entre “Xu” vazio e “Shi” cheio. Se mudamos o peso do corpo para a perna direita então a perna direita vai esta plantada solidamente no solo e a perna esquerda vai estar na forma vazia. Quando o peso está na perna esquerda, então a perna esquerda estará solidamente plantada no solo e a perna direita vai estar na forma vazia. Apenas desta forma poderemos girar e mover o corpo sem esforço e corretamente., de outra forma seremos lentos demais e desajeitados nos movimentos sem sermos capazes de permanecer estáveis e firmes em nossos pés.
5.Afundar os ombros e cotovelos. Devemos manter os ombros na posição natural e relaxados. Se elevamos os ombros, o chi vai subir com eles e todo o corpo vai ficar sem força. Devemos também manter os cotovelos para baixo senão não seremos capazes de manter os ombros relaxados e mover nosso corpo de forma suave.
6. Usar a mente e não a força. Entre as pessoas que praticam Tai Chi Chuan é bastante comum ouvir o comentário: “É questão de usar inteiramente a mente, não a força”. Na prática do Tai Chi Chuan, todo o corpo está relaxado e não há idéia de força bruta ou endurecida nas veias ou juntas por trás dos movimentos do corpo. As pessoas podem perguntar: - Como é possível se aumentar a potência ou a resistência sem exercer força? De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa no corpo humano existe um sistema de canais, os meridianos que ligam as vísceras com as diferentes partes do corpo, fazendo do corpo humano um todo integrado. Se o meridiano não estiver bloqueado, a energia vital vai circular no corpo inteiro. Mas se o meridiano for preenchido com força bruta, a energia vital não será capaz de circular e consequentemente o corpo não vai se mover facilmente ou suavemente. Deve-se assim usar a mente ao invés da força bruta, pois assim a energia vital irá seguir a consciência e circular por todo o corpo. Através da prática persistente seremos capazes de cultivar e desenvolver uma força interna genuína. Isto é o que os expertos em Tai Chi Chuan chamam de: “Flexível na aparência, mas poderoso na essência”. Um mestre de Tai Chi Chuan tem braços que são tão fortes como varas de aço recobertas de algodão, com imenso poder oculto. Os boxeadores da “escolas externas” ( um ramo de wushu que enfatiza o ataque, opostamente as “escolas internas” que enfatizam a defesa), parecem poderosos quando exercem força, mas quando param de exercer força, o poder já não existe mais. Assim sendo uma força meramente superficial.
7. Coordenar o Superior e o Inferior. De acordo com a teoria do Tai Chi Chuan a raiz está nos pés, a força é emitida através das pernas, controlada pela cintura e expressa pelos dedos; os pés, pernas e a cintura formam um todo harmonioso. Quando as mãos e a cintura e as pernas se movem, os olhos devem seguir o seu movimento. Isto pode acontecer quando houver coordenação entre a parte superior e inferior. Se alguma parte para de mover-se, então os movimentos serão desconectados e cairão em desordem.
8. Harmonia entre o Interno e o Externo Praticando Tai Chi Chuan o foco está na mente e na consciência. Daí o dito: “a mente é o comandante e o corpo seu subserviente”. Com a tranqüilidade da mente, os movimentos serão suaves e graciosos. Com relação à “forma” há apenas o “Xu” (vazio), shi (sólido), kai (aberto) e he (fechado). Kai (aberto) não significa apenas abrir os quatro membros, mas a mente também; e he (fechado) significa fechar a mente junto com os quatro membros. A perfeição é atingida quando se unifica os dois e se harmoniza o interno e o externo num todo completo.
9. Importância da Continuidade No caso das escolas externas (que enfatizam o ataque) a força que se exerce é rígida e os movimentos não são contínuos, mas acontecem paradas de movimentos que permitem que o oponente possa tirar vantagem. No Tai Chi Chuan se focaliza a atenção na mente e não na força e os movimentos de início ao final são contínuos e num círculo infinito, assim “como um rio que flui sem fim” ou “como tirar cera do casulo.”
10. Tranqüilidade no Movimento. No caso das “Escolas Externas” de boxe, a ênfase é colocada em saltar, dar pancadas, socar e exercer força, e assim freqüentemente o praticante fica ofegante após a prática. No Tai Chi Chuan o movimento é combinado com a tranqüilidade e enquanto se executa os movimentos, se mantém a tranqüilidade da mente. Na prática da “forma”, quanto mais lento o movimento, melhores resultados são conseguidos. Isto acontece porque quando os movimentos são lentos, pode-se respirar profundamente e submergir a respiração no Tan Tien. Isto produz um efeito suavizante no corpo e na mente. Aprendizes de Tai Chi Chuan irão conseguir uma melhor compreensão de tudo isto, através de estudo cuidadoso e prática persistente.
sábado, 31 de outubro de 2009
domingo, 25 de outubro de 2009
MU LAN CHUAM
CORES, MOVIMENTOS, GRAÇA E LEVEZA ! BELEZA E AÇÃO ! Agora, no nosso lugarzinho predileto, temos mais uma prática de Artes Marciais, o MU LAN CHUAM, que também utiliza movimentos de dança popular chinesa.
ADRIANA NAVARRO, que aprendeu na China, está nos passando seus conhecimentos.Estamos agora na forma BORBOLETA, vista assim pela graça, leveza, os leques duplos abrindo, fechando, fazendo volutas, como belas asas diáfanas de coloridas borboletas.
Esta dança aparente, camufla movimentos marciais, de defesa e ataque, uma vez que MU LAN é uma guerreira mitológica chinesa.
Assim como no Taichichuan e outras Artes Marciais, aqui no Brasil, trazida pelos escravos nossa divulgada CAPOEIRA, cada " golpe" pode ter um nome de significado inofensivo e até romantico...para não chamar a atenção dos então Senhores , como do Império tanto brasileiro como chines.
Naturalmente que também desenvolve uma postura mais equilibrada, respiração melhorada, noções de espaço...
Ilza Amalia Santos Pereira da Silva.
ADRIANA NAVARRO, que aprendeu na China, está nos passando seus conhecimentos.Estamos agora na forma BORBOLETA, vista assim pela graça, leveza, os leques duplos abrindo, fechando, fazendo volutas, como belas asas diáfanas de coloridas borboletas.
Esta dança aparente, camufla movimentos marciais, de defesa e ataque, uma vez que MU LAN é uma guerreira mitológica chinesa.
Assim como no Taichichuan e outras Artes Marciais, aqui no Brasil, trazida pelos escravos nossa divulgada CAPOEIRA, cada " golpe" pode ter um nome de significado inofensivo e até romantico...para não chamar a atenção dos então Senhores , como do Império tanto brasileiro como chines.
Naturalmente que também desenvolve uma postura mais equilibrada, respiração melhorada, noções de espaço...
Ilza Amalia Santos Pereira da Silva.
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