quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Tai chi

Filósofos chineses falam que a origem de todas as coisas vem do Tai Chi.
Os livros representam o diagrama do Tai Chi da seguinte forma: sobre um semi diâmetro de um círculo traça-se um semi círculo e, sobre o semi diâmetro abaixo, espelha-se outro semi círculo.
A figura inteira representa o Tai Chi, e as duas porções divididas, formadas por uma linha curva, caracteriza-se pelo que chamamos de Yin e Yang, símbolo onde é traçado um singular paralelo entre a ficção da mitologia egípcia e o mistério Chinês, onde, supostamente, existe uma intervenção dos princípios masculinos e femininos no desenvolvimento do ovo, ou seja, na origem de todas as coisas.
O Tai Chi divide-se em Yang e o Yin, o ativo e o passivo, os princípios masculinos e femininos, e que isso produz todas as coisas.
O círculo representa a origem de tudo e, quando dividido em dois segmentos , diz-se reduzir aos seus constituintes primários, ou seja, os princípios masculinos e femininos.
Tai Chi é a essência da extrema virtude e a perfeição entre paraíso e terra, homem e coisas. Falando figurativamente seria como a viga mestra de uma casa, ou o pilar central de um cilo, estando sempre no meio da construção, onde tudo é apoiado sobre essa estrutura.
Do Tai Chi, também chamado de Grande Extremo ou Princípio Máximo, composto de Yin e Yang, surge os cinco elementos, base de todas as coisas e dos seres humanos, expandido pelos princípios masculinos e femininos e enriquecidos desde o nascimento pela possessão das cinco virtudes, ou seja: Benevolência, Pureza, Propriedade, Sabedoria e Verdade.
Finalizando, o Tai Chi cercado pelos oito trigramas, traz bons presságios, sendo frequentemente pintado sobre casas chinesas, com a finalidade de proteger contra as influências maléficas.

Bibliografia: Tradução de Fátima Mazzoleni do livro de Simmone Kuo, Yin-Yang in Tai Chi and Daily Life,Part 1: Simu’s Teachings, pág. 31.

Nenhum comentário:

Postar um comentário