domingo, 27 de setembro de 2009

Mulan no Parque


O Mulan Chuan é uma arte em que se combinam, de maneira equilibrada, a dureza das artes marciais tradicionais e a flexibilidade da ginástica contemporânea. Fundamenta-se nos exercícios de respiração do Qi Gong, na dança folclórica chinesa, no Tai Chi Chuan e na teoria medicinal e filosófica do Yin e Yang. As formas do Mulan Chuan expressam formosura e espontaneidade, sendo muito benéficas tanto à saúde quanto à estética corporal. Esse exercício é muito popular entre as mulheres chinesas, visto que foi criado para torná-las mais saudáveis e ao mesmo tempo atraentes. O foco é mantido, desde o início do treinamento, nos aspéctos internos e no desenvolvimento do Qi (energia vital). Os movimentos são executados de forma lenta e fluente, pode ser sem armas, com leque ou espada.

Origem do nome - A história se passa no ano 450 d.C., quando o vilão Shan-Yu, invade a China Imperial, revoltado com a construção da Grande Muralha. O Imperador ordena que um homem de cada família seja convocado para servir ao exército e ajudar na expulsão dos invasores. A jovem Fa Mulan, sabendo que seu pai, o ex-soldado Fa Zhou, está velho e doente e, portanto, não resistiria à guerra, decide assumir o lugar dele, se disfarça de homem e se apresenta no exército com a armadura e a espada de seu pai. Os ancestrais da família Fa sabem que se seu segredo for descoberto ela será condenada à morte por traição e decidem mandar o Grande Dragão de Pedra (uma espécie de deus supremo da Mitologia Chinesa) para trazê-la de volta. Mas o dragãozinho Mushu, cuja única função no templo é fazer soar o gongo para acordar os outros ancestrais, quebra acidentalmente a estátua do tal dragão ao tentar fazê-la ganhar vida e, temendo a ira dos ancestrais, resolve, às escondidas, ajudar Mulan a voltar vitoriosa da guerra e assim conseguir se tornar guardião da família.

Nas sextas feiras as 9hrs, no local de sempre, no Parque Moinhos de Vento, Adriana Navarro formou um grupo novo de Leque Mulan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário