quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Peculiaridades sobre Taijiquan

  Existem dezenas de opções na busca pela saúde: boa alimentação, bons hábitos, exercícios diversos,viver sem stress, etc.
  Lembro que meu avô, herdeiro da milenar sabedoria chinesa, me dizia: boa alimentação, bom sono e boa excreção são sintomas de boa saúde (ele praticou Taijiquan, dos 45 aos 94 anos, quando faleceu).

 Outra sabedoria chinesa:
  A saúde começa pelas pernas. Isto é, sem pernas, não haveriam exercícios aeróbicos e instala-se o sedentarismo.
  Milenarmente os chineses acreditam na idéia da boa circulação sanguínea para uma boa saúde, e em geral, os exercícios físicos nos proporcionam uma boa circulação sanguínea.
  Secularmente, Taijiquan foi praticado para fins marciais: movimentos lentos concatenados com a disciplina respiratória, posturas que propiciam equilíbrio, bom enraizamento do corpo com o solo; convergem as energias físicas com forças mentais e espirituais, e do "soft - leveza" partem para o "hard -explosão", e assim impactam os oponentes.
  Taijiquan se pratica com lentidão justamente para buscar a leveza e o relaxamento. O "estado solto" pode emitir a explosão. E a explosão é a emissão da força.
 Após do advento do antibiótico, viu-se na China, que os praticantes de Taijiquan vivem 20 anos a mais que os não praticantes, de um modo geral. E por quê?
 Durante a prática do Taijiquan, a circulação sanguínea se acelera, inclusive nos micro-sistemas (micro-canais); a respiração é profunda, calma e intensa; o metabolismo (o ciclo de Krebs), a reação da glicose com o oxigênio, aumenta; o corpo se relaxa, a mente se acalma e se concentra em movimentos, o espírito se eleva com confiança; o corpo busca somente posturas com equilíbrio, o peso se "estaca" no solo (enraizamento).
  Com tempo, esta prática melhora a nossa saúde em quase todas as direções: aumenta nossa resistência imunológica, melhora o sistema cardiovascular, melhora a densidade óssea, desestressa nossa mente, melhora os músculos das pernas e coxas e a consciência do equilíbrio do corpo.
  É a busca da longevidade com saúde.

Li ZongYi

Nenhum comentário:

Postar um comentário