terça-feira, 10 de novembro de 2009

Termos vinculados ao taijiquan e qi gong

An (empurrar) – uma das oito forças. Usa-se a palma de uma mão ou de ambas para empurrar o oponente com a intenção de que a força penetre em seu corpo adiante do ponto de contato. Se relaciona com o trigrama DUI (lago/metal).

An jin (An chin) – energia oculta.

Ba Duan Jin (Pa Tuan Chin) – “Oito peças de um brocado de seda”. A forma de Qigong (Chi kun) e se compõe de oito exercícios que trabalham sobre estiramentos para fortalecer músculos, tendões e todo o sistema de órgãos internos e meridianos energéticos. Foi descrito pela primeira vez no “Xiu Zhen Shi Shu” – Dez tratados sobre a restauração da vitalidade original, no século VIII d.c. Muitos autores atribuem a origem desta forma ao general Yueh Fei da dinastia Song, quem compôs os exercícios a partir do “Yi Jin Jing” – clássico sobre os mudanças músculo/tendão, de Bodhidharma.

Bagua Zhang (Pakua Chang) – “Palma dos oitos trigramas”. Arte marcial interna de claras raízes taoístas. Sua criação é atribuída a Dong Haichuan. Sua particularidade mais evidente é seu deslocamento circular (caminha-se simbolicamente sobre os oitos trigramas do Yijing (I Ching)), os golpes com a palma e a posição espiral de todo o corpo durante a ação.

GLOSSÁRIO – publicado por Tai Chi Chuam – revista de artes e estilos internos

Nenhum comentário:

Postar um comentário