domingo, 18 de outubro de 2009

TAO TE KING


São inúmeros os mistérios que envolvem a origem do criador do Tao Te King. Sua existência é posta em dúvida por muitos estudiosos, desde o estranho relato do seu nascimento.

Conta à lenda que sua mãe o carregou no ventre por mais de oitenta anos. Nascendo assim o velho menino, sendo este o significado de Lao Tsé, já envelhecido de barba e cabelos brancos demonstrando enorme sabedoria.
Lao Tsé passou a primeira metade da sua vida trabalhando como historiador e bibliotecário na corte chinesa. Ao chegar à meia idade, retira-se para a floresta como eremita. Durante quase meio século de estudo, meditação, solidão e silêncio, Lao Tse deve ter auscultado a voz do infinito, sentido a intuição cósmica, percebido a alma do universo.
Finalmente aos 80 anos, descontente com os descalabros governamentais, ele parte para sempre da China. Porém aos chegar na fronteira, o guarda da divisa, Yin Hsi o reconhece como um grande sábio, solicitando o resumo de sua filosofia. Lao Tsé lhe entregou um manuscrito que continha toda a plenitude da mais pura essência do atual Tao Te King.
Tao significa o Infinito, o Supremo, o Absoluto, a Plenitude, a vida Universal. Jamais um Deus, um ser como nas crenças ocidentais. Te é relativo a direção, a caminho, diretriz. Já King corresponde a livro, documento. Então Tao Te King pode ser traduzido como”O livro que leva ao Supremo”ou “O livro que revela o Universo”.
Tao Te King é um dos livros mais importantes da literatura universal. Escrito por Lao-Tsé por volta do século VI A.C., na China. É a essência filosófica do Taoísmo. O conteúdo deste livro, de 81 poemas concisos, consta de pequenos aforismos, muitas vezes em forma de paradoxos.Da mesma forma que o autor esta envolto pelo grande mistério da sabedoria oriental, o que para os ocidentais às vezes apresenta-se quase de forma incompreensível, sua obra faz ressaltar as diferenças fundamentais entre o modo de pensar ocidental e oriental, o que já nos coloca do outro lado da posse deste universo. Porém para compreensão desta, é preciso que o leitor se deixe levar sem medos e sem tentar construir respostas aos paradoxos, não se deve explicar, mas descobrir, simplesmente sentir, pois não está subjugado ao um modo de pensar, mas uma forma de leitura. Existem várias traduções das quais escolhemos aquela que mais nos tocou diretamente, pois para entendermos o sentido verdadeiro da filosofia de Lao Tsé devemos estar na mesma sintonia cósmica e abertos para esta nova vivência.

POEMA I

TAO CHAMADO TAO NÃO É TAO
NOMES NÃO PODEM DAR NOMES
A NENHUM NOME DURADOURO
SEM NOME: A ORIGEM DO CÉU E DA TERRA
DAR NOME: A MÃE DAS DEZ MIL COISAS
VAZIO DE DESEJO: PERCEBE MISTÉRIO
CHEIO DE DESEJO: PERCEBE MANISFESTAÇÕES
TEM A MESMA FONTE, MAS NOMES DIFERENTES.
CHAME OS DOIS PROFUNDOS
PROFUNDO E DE NOVOS PROFUNDOS
PORTAL PARA TODOS OS MISTÉRIOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário